sexta-feira, agosto 18, 2006

Benzeduras da Maga

"...Na minha região era muito comum levar as crianças para se benzerem... eu sempre fui saudavel, mas não lembro porque minha mãe me levou algumas vezes a benzedeira... acho que eu era um pouco quieta demais... ahahaha..."

Transparência deixada pela Maga, amiga recente.
Obrigado Maga, regressa sempre a este cantinho nosso.


Deixo-vos, já que o tema continua fresco, com mais uma Benzedura retirada do livro que mencionei no post anterior.

Benzedura da Lua

"A Lua que por aqui passou
a saúde do meu menino levou.
E se por aqui tornar a passar
a saúde do menino há-de voltar.
Pai Nosso, Ave Maria"


A Doença da Lua era mais doença de criança do que adulto, embora estes algumas vezes também pudessem ser afectados.
Era vulgar ouvir as pessoas de mais idade dizer que o "menino está doente porque apanhou a Lua".

Deve aproximar-se a doença da Lua do mau olhado ou quebranto.

Refira-se ainda que, para ver se alguém tinha Cobranto ou Mau Olhado, deitavam-se numa tigela três ou cinco pingos de azeite.
Se a pessoa tinha quebranto, os pingos de azeite juntavam-se; se não se juntavam, é porque estava livre desse mal.

*****

Despeço-me durante um tempo (já o referi no outro blog) porque vou fazer uma operação (intestinos) e vou estar internado durante um tempo. Não é nada de maligno, graças a Deus, mas tem de ser retirado para não degenerar.

Ainda teria um post para colocar, pelo menos, sobre a Transparência deixada pelo Abssinto, mas ficará para quando eu voltar.
Não leves a mal, amigo.

Se Deus quiser voltarei em breve e com mais ânimo.

Fiquem bem. Sejam Felizes e Amem muito.

6 Comments:

Blogger Luna said...

Gostei muito do teu blog!
Espero que voltes bem e tão cedo quanto puderes para continuar a visitar-te!

Abraços Lunares

1:46 da manhã  
Blogger Luis Fernando Graça said...

Amigo espero do fundo do coração que voltes para me dares "aquele" abraço e aproveito para te pedir para visistares o meu blog lfgraca.blogspot.com, volta rápido
grande abraço

4:37 da tarde  
Blogger Claudinha ੴ said...

Já lhe dediquei palavras poderosas no outro blog, porém volto aqui para deixar transparecer minha fé.
Beijo de boa sorte!

1:15 da manhã  
Blogger *@rclight* said...

força colega
faço das tuas palavras as minhas
brigado pla força
k sigas pelo melhor caminho tb
são estes momentos k nos unem a todos com mais intensidade k nunca
abraço

2:34 da tarde  
Blogger Al Cardoso said...

No meu municipio (Fornos de Algodres) tambem era comum realizarem-se varias benzeduras.
Um dia destes ainda hei-de divulgar algumas delas.

Um abraco beirao.

11:13 da manhã  
Blogger QuartoCrescente said...

Blog muito interessante. Parabens.

10:12 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Tangerine Dream - Love on a Real Train